10/02/2018

Óleo de Palma: Porque o evito

Já há algum tempo que tento evitar este óleo, desde que tenho conhecimento do mal que faz a saúde, mas principalmente pelo mal que faz ao ambiente e o mal que causa a várias espécies de animais. Falo deste tema a todas as pessoas que conheço e noto que muitas não têm nenhuma ideia do mal deste óleo faz nem percebem porque evito comprar produtos que contêm este produto.

E não é nada fácil. Se começarem a ler os rótulos das embalagens que compram quase tudo tem este óleo. E o que ainda me choca mais é ver que os mesmos produtos (cereais de pequeno-almoço, por exemplo), "de marca" tem óleo de palma, e de "marca branca" não tem. Por outro lado é vantajoso para mim porque acabo por dar preferência a produtos mais baratos.

O óleo de palma é um produto produzido de forma nada sustentável, um produto super barato, cujas plantações estão a destruir muitos, muitos hectares de floresta.

Floresta essa que faz parte do pulmão do nosso planeta, que nos permite viver e respirar nele.

Floresta essa que não nos pertence mas sim às espécies de animais que nela habitam e que estão a morrer. A morrer de fome porque ficam sem o seu habitat que lhes fornece não só casa mas também alimento. A morrer queimados porque para serem plantadas as árvores do óleo de palma são queimadas florestas inteiras.

O maior afectado por este desastre causado pelo homem é o Orangotango, e este é um dos meus animais favoritos. São muito parecidos connosco, são animais muito inteligentes e super expressivos e acho-os fascinantes.

Fonte: https://escola.britannica.com.br/

Fonte: https://www.vix.com/pt/ciencia

Por eles e por todas as espécies afectadas pela produção desenfreada deste óleo eu sinto uma revolta gigante, pelo mal que o ser humano lhes causa e principalmente porque sei que a maioria das pessoas não querem saber...

Ainda assim eu tento fazer a minha parte, nem que seja pela minha consciência, porque não sou capaz de compactuar com esta atrocidade. Se consigo evitar a 100% comprar produtos com este óleo? Ainda não, mas cada dia vou tentando cada vez mais e espero conseguir chegar a esse ponto.
Coisas como Nutella, Donuts, cereais da Nestlé, coisas que eu adoro, mas que infelizmente contêm óleo de palma e tento evitar comprar, e consumir mesmo quando como fora de casa. 


Podem ler mais sobre o problema do óleo de palma nestes sites (leiam por favor, é muito importante):

  • http://selva.pt/qual-o-problema-com-o-oleo-de-palma/
  • http://diarioecologia.com/esta-es-la-razon-por-la-que-nunca-debes-comprar-nada-que-contenga-aceite-de-palma/

Podem ver este documentário, que é duro de ver, tem algumas imagens chocantes para os mais sensíveis, mas foi ver isto que me deu o maior click para evitar este produto:


E porque este blog não é feito só de produtos de beleza, espero que esta informação mude alguma coisa nos vossos hábitos, se era uma coisa que não sabiam ou não pensavam muito sobre o assunto.

Comentem e partilhem! ♥

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.