O COPO MENSTRUAL: A MINHA OPINIÃO E EXPERIÊNCIA

quinta-feira, março 02, 2017

Penso que esta publicação é bastante aguardada por algumas amigas minhas, e espero esclarecer possíveis dúvidas que todas vocês possam ter, com a minha opinião sobre este produto ainda estranho para muita gente. 



Desde que soube da existência do "copo menstrual" que rejeitava um pouco a ideia. Provavelmente o que me passou pela cabeça é o que passa pela cabeça de quase todas nós: "Não vai ser nojento depois tirar aquilo?", ou "E como vou fazer para trocar no trabalho?". Enfim, estas e muito mais dúvidas se colocaram nas nossas cabeças.
Até que um dia vi a opinião da minha querida Coquette à Portuguesa, que sempre confiei e nunca me falhou. Depois de ler a opinião dela fui pesquisar mais opiniões, e decidi comprar. Leiam também o texto dela, que vale a pena, está mais organizado que o meu!

Existem várias marcas e eu optei pelo que se vende no site Primor.eu, porque o preço era convidativo e é um site que costumo usar bastante.  


O copo menstrual vendido na Primor tem 2 tamanhos disponíveis: o S, que é indicado para mulheres com menos de 25 anos ou que não tenham tido partos vaginais, e o tamanho L, que é indicado para mulheres com mais de 25 anos ou que já tenham tido partos vaginais. O tamanho maior é ainda indicado para mulheres que tenham um fluxo mais abundante, mesmo que tenham menos de 25 anos.

O copo menstrual aguenta supostamente até 10h-12h sem ser preciso lavar e voltar a usar, é uma opção muito mais ecológica, económica e saudável. Tem uma duração de até 10 anos, e é o descanso de nunca mais terem de voltar a comprar tampões. Poupa-se o ambiente, poupa-se trabalho e poupa-se dinheiro.

Os tampões são feitos com tecido, que absorve o líquido menstrual, mas também vai absorver qualquer fluido ou "humidade" presente naturalmente naquela zona, o que não é propriamente bom. Eu pelo menos sofria um bocado a usar tampões nos últimos dias da menstruação, por causa disso. Mas vamos ao que interessa, a minha experiência com o copo menstrual. 

O copo menstrual vem com um folheto de instruções, que além de indicar os cuidados a ter com o copo, mostra algumas imagens úteis.

O copo não fica tão subido como um tampão, o que o torna mais fácil de aplicar, mas claro requer alguma prática, mas já lá vamos.

No folheto são nos mostradas duas opções para se colocar o copo menstrual, como podem ver na imagem. É uma questão de experimentarem a que vos dá mais jeito. Aconselho a experimentarem pela primeira vez num dia que estejam em casa, com tempo e estejam descontraídas, porque se não conseguirem logo vão se enervar e ainda vai ser mais difícil.

Para mim a maneira mais fácil é a opção 2. A posição em que dá mais jeito para colocar é uma questão pessoal, tal como a posição de colocar tampões. É, mais uma vez, questão de experimentarem. O copo é suposto ficar aberto e com a ponta dentro da vagina, ou seja, não pode ficar nada de fora, se ficar é porque ficou mal colocado. 

Depois de colocado verifiquem com os dedos se ficou o copo "aberto", e tenha criado vácuo para aderir às paredes da vagina, de maneira que não hajam "acidentes". Mexam-se um bocado, sentem-se, vejam se estão confortáveis e se não sentem o copo. 

Na minha experiência, honestamente, nos primeiros 2 dias uso sempre um penso diário, porque ficou sempre um nadinha sujo. Não sei se estou a colocar mal, mas a verdade é que o copo não fica cheio e mesmo assim suja-se um bocadinho, mas muito pouco, do penso diário. Nos dias seguintes já não tenho esse problema.

Outra coisa que reparei é que com os tampões, o fluxo parece bem mais abundante, ou seja, se usarem o copo vão ver que é muito menos quantidade do que aquilo que pensam que seria. Eu achei isso e sei de outras pessoas que também o acharam.

Eu consigo colocar o copo de manhã e só preciso de tirar para limpar quando chego a casa do trabalho, e depois fica até de manhã outra vez, mas eu não tenho um fluxo abundante.

A parte de tirar e voltar a lavar não é a sujeira que eu pensei que ia ser, mas para mim é a parte mais difícil. A ponta que o copo tem para nós puxarmos ajuda, mas aquilo cria vácuo e por isso temos de agarrar um pouco na parte do fundo do copo para conseguir tirar com mais facilidade, e isso tira o vácuo, o que significa que não há nada que se espalhe por lado nenhum, como muitas de vocês podem pensar. Uma maneira que encontrei para facilitar a parte de tirar, é fazer um pouco de força, que ajuda a "baixar" o copo e ser mais fácil de puxar.

Ainda não tive necessidade de tirar e lavar fora de casa, mas se precisarem, basta levarem uma garrafa de agua com vocês para a casa de banho, tirar o copo, despejar o conteúdo para a sanita, passar por água e limpar com papel higiénico, e está pronto a ser usado de novo.

É recomendado por o copo em água a ferver no fim e no início da menstruação, antes e depois de usar, durante 5 minutos. Dessa maneira sabem que está sempre bem limpo. O material de que é feito, que penso que seja apenas silicone, também ajuda a que seja uma coisa que facilmente se mantém limpa.

O desta marca traz um saquinho para se guardar o copo quando não está a ser usado.
´
Em resumo: recomendo muito este produto, estou muito contente com ele, é um descanso saber que posso estar o dia todo sem me preocupar com a menstruação, e posso estar sem me preocupar se tenho de ir comprar tampões ou não, e poupa-se imenso dinheiro. Habituei-me ao processo de por e tirar rapidamente, e concerteza que nunca mais vou comprar tampões na minha vida.

Espero ter tocado em todos os pontos sobre isto, se tiverem dúvidas deixem nos comentários. Deixem também a vossa opinião se usam este produto, vou gostar de saber!

Link para comprar: Pelvicup


imagens retiradas do google

You Might Also Like

3 comentários

  1. se sai qualquer coisa ainda e precisas dum penso diário é porque não está bem bem colocado, também me acontece às vezes, se tiver bem não há nem uma gota, é muito pelo ângulo, basta nao estar no angulo certo que isso acontece, não é grave mas la está, aprendes com a experiência ao longo da utilização, quais as melhores técnicas e maneiras que funciona para ti :) já ganhei o dia só por saber que foste "convencida" pelo meu post, já mudei a vida a uma mulher pelo menos ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Isto é uma maravilha! Pois não deve estar no ângulo certinho mas com o tempo hei de acertar, ainda só usei 2x :)

      Eliminar
  2. eu tenho curiosidade maaaas nao me paree aahaha sou demasiado enojadinha no q toca ao periodo. ja me basta olhar praquilo quando vou ao wc ahaha pralem de que me faz impressao tampoes, logo isso n sera diferente.. mas é tao mas tao mais economico isso!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar