SER SAUDÁVEL: PARTE X

By Rita Mendes - quinta-feira, abril 30, 2015


Olá gente bonita! Já há algum tempo que não escrevia sobre este assunto, e ao contrário do último post, o de hoje é positivo. Para mudar o meu corpo, e por consequência a maneira como me sinto, a minha auto-estima, tenho de mudar hábitos alimentares. Fazer dieta e voltar ao mesmo não resulta, a mudança tem que ser definitiva. A coisa funciona melhor se for feita aos poucos, pelo menos comigo. Deixar de repente de comer tudo o que é bom, não vai acontecer, tenho de ser realista!
Ao dia de hoje já mudei dois hábitos, e ando a tentar cumprir um terceiro, que é o mais difícil. Os dois que há mudei foram ao pequeno-almoço e ao jantar. 

Para mim sempre foi "sagrado" a minha taça de cereais ao pequeno-almoço. Era leve, e deixava-me saciada. Comer pão de manhã cedo é impensável, já tentei e fico super cheia, não me fico a sentir bem, por isso tinha de arranjar outra alternativa. Resolvi experimentar o iogurte grego com granola e fruta, e assim ficou. Já há algumas semanas que tomo este pequeno-almoço e nem sequer sinto falta dos cereais, porque ao fim de semana de vez em quando mato as saudades.


Para fazer este pequeno almoço, compro iogurte grego natural daquele que vem em embalagens grandes, fica mais barato e podem usar a quantidade que quiserem. Eu normalmente uso duas colheres de sopa bem cheias. A granola sou eu que faço em casa: compro muesli, tiro as passas que detesto, junto outras sementes ou frutos secos que queira, como sementes de linhaça ou as que quiserem, junto mel até ficar tudo um bocado pegajoso, espalho bem num tabuleiro e vai ao forno até ficar dourado. Vão mexendo para dourar de todos os lados. Depois guardo a granola num frasco de vidro que feche bem. 
Tenho juntado também sementes de chia ao iogurte, e se tiver morangos junto também cortados aos pedaços. Este é o meu pequeno almoço ideal neste momento. Se não tiver morangos como outra fruta qualquer que tenha em casa.

O outro hábito que mudei, e que me custou bastante, foi deixar de comer tanto pão. Como almoço no trabalho, não como pão ao almoço, e por isso à noite comia sempre com a minha sopa do jantar uma bolinha de pão de centeio com queijo. Deixei de comer o pão também ao jantar, e o queijo é raro também comer, mas se for é um bocadinho só. Só como pão ao fim de semana, e tento não exagerar, para não estragar tudo o que fiz durante a semana.

Por falar em fim de semana, o terceiro hábito que estou a tentar adquirir, é não tocar em doces durante a semana, e fazer uma ou duas asneiras ao fim de semana. Isto é o mais difícil e ainda só consegui uma ou duas semanas sem falhar, mas ando bem controladinha até, mesmo quando como algum doce durante a semana. Outro hábito que tenho de mudar, é comer menos bolachas. É muito fácil abrir um pacote de bolachas, ainda que sejam aparentemente inofensivas, e comer demasiadas quase sem dar conta, especialmente quando chego a casa do trabalho!

O meu objectivo além de perder uns 4 ou 5kg, é diminuir a barriga, que está longe de estar como eu quero, embora não esteja nada de dramático, não está como eu quero. Ando a fazer mais cardio no ginásio, a ver se isto vai tudo ao sítio!

Para quem estiver nesta luta também, força nisso, we can do it!


  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Também estou com o mesmo foco do que tu! :)
    Boa sorte!!

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Resulta sim meu amore.
    Toma todos os dias.

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar sem dúvida! :D
      Obrigada querida. Saudades <3

      Eliminar
  3. Por acaso comecei a mudar os meus mau hábitos há duas semanas e olha que já estou a ver resultados!
    Segui!
    NOVO POST http://hashtagwwgu.blogspot.pt/2015/05/compras-de-primavera-shopping-for.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Eu ainda tenho coisas a mudar, mas aos poucos a coisa vai lá :)
      beijinho*

      Eliminar
  4. Que bom aspecto esse pequeno-almoço! :)
    Tenho de experimentar a receita da granola! Não fica a saber muito a mel?

    ResponderEliminar
  5. Nem por isso! Eu meto uma colher de mel por cada meia caneca de granola :)

    ResponderEliminar