Bolo de Iogurte "Red Velvet"

quarta-feira, maio 07, 2014


























Há uns tempos fiz cupcakes Red Velvet, usando a receita do livro Merry Cupcakes, mas sobrou algum frosting, e para não ir para o lixo, aproveitei para improvisar outra receita. Fiz um bolo de iogurte, usei cerca de 20 ml de corante encarnado, cobri com o resto do creme, e voilá! Temos um bolo de iogurte "Red Velvet". Ficou muito bom, por isso resolvi partilhar a receita convosco.

Para o bolo precisam de: 4 ovos grandes, 1 iogurte, 1,5 medidas (copo do iogurte) de açucar, 2 medidas de farinha sem fermento, 1 colher de sobremesa de fermento, manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma

Em primeiro lugar bater as claras em castelo, e reservar. Depois bater as gemas com o açucar e o iogurte, e em seguida misturar a farinha e o fermento, sem bater, ou na velocidade mais baixa da batedeira, até estar tudo uniforme. O corante pode ser adicionado aqui para se misturar também. Por fim, adicionar as claras e envolver com cuidado. Levar ao forno até o bolo estar cozinho, cerca de 30/40 min a 180 ºC. 
Numa forma sem buraco no meio, como eu usei, demora sempre um pouco mais a cozer a parte do meio do bolo. É ir vigiando com o método do palito, até sair seco. Depois de cozido, deixar arrefecer.

Para o frosting de creme de queijo precisam de: 300g de açucar em pó, 50g de manteiga à temperatura ambiente, 125 ml de creme de queijo (frio). Esta dose dá para rechear e cobrir o bolo. Se quiserem só cobrir o bolo, usem metade da dose.

Com a ajuda da batedeira, a velocidade média, bater o açucar em pó com a manteiga até estar tudo incorporado. Tenham o cuidado de ter a manteiga fora do frigorífico bastante tempo antes de fazer o bolo, porque se estiver fria demora mesmo muito tempo a ficar incorporada com o açucar. Juntar o creme de queijo e bater a uma velocidade média durante 4 minutos, até ficar bem fofo. Não bater demais, para que o creme não perca a consistência.

Coloquei confettis coloridos de açucar para decorar o bolo e, confesso, provei assim que estava pronto, e ficou mesmo bom e fofinho!

Quem vai experimentar?

You Might Also Like

1 comentários